Você sabia que a Ferrari Portofino M, um dos esportivos mais luxuosos do mundo, teve sua produção encerrada em 2023? Pois é! Ela saiu de cena para dar espaço à Roma Spider. Mas ainda assim, essa máquina é um show à parte, com design icônico e um desempenho que deixa qualquer um de queixo caído. Hoje, eu vou te mostrar por que ela é tão especial e, claro, vou compartilhar os detalhes mais legais que fazem da Portofino M um sonho para os apaixonados por carros.
O preço é pra poucos R$ 3.389.990 na ZM Motor em Alphaville e olha só: existem apenas 30 unidades da Portofino registradas no Brasil, sendo 9 unidades da Portofino M, ou seja, é praticamente uma joia rara por aqui!
Vamos começar pelo que interessa, desempenho! A Ferrari Portofino M é equipada com um motor V8 3.9 litros turbo, que entrega 620 cv a 7.500 rpm e um torque absurdo de 77,5 kgfm entre 3.000 e 5.750 rpm. E olha o que ela faz na pista:
Velocidade máxima: 320 km/h;
Aceleração de 0 a 100 km/h: apenas 3,45 segundos;
Câmbio: automatizado de dupla embreagem (DCT) com 8 marchas;
Peso: 1.664 kg;
Consumo médio: 7,1 km/l (não é o forte dela, mas quem compra uma Ferrari não está muito preocupado com isso, né?).
Capota: Um Show à Parte
A Portofino M é conversível com teto rígido retrátil, o que já é incrível. Mas tem um detalhe curioso, o porta-malas tem um limitador de espaço, porque você precisa garantir que não tem nada atrapalhando quando for abrir ou fechar a capota. Então, para quem adora curtir o vento no rosto, vale a pena ver o teto abrindo e fechando. Sério, é hipnotizante!
O interior da Ferrari Portofino M é puro luxo, mas também tem umas particularidades que a tornam única, volante cheio de funções, as setas são botões no volante (bem futurista), e você tem ali o famoso manettino, que controla os modos de condução: Comfort, Sport e Race. Ah, o botão de Start/Stop também fica no volante.
Câmbio automatizado, pra quem nunca dirigiu uma Ferrari, a dica é importante:
para colocar no neutro, é só apertar os dois paddle shifts; para colocar no Drive, aperte o paddle shift da direita; e para engatar a ré, tem um botão no console central.
Painel de instrumentos para o carona, sim, o passageiro também consegue ver todas as informações da condução.
Bancos elétricos e o detalhe dos traseiros: apesar de ser um carro de quatro lugares, os bancos traseiros são mais para “emergência”. Você precisa dobrar os bancos da frente para acessar o espaço traseiro.
No console central,, você tem os comandos para abrir e fechar os vidros, audio premium JBL,, um som maravilhoso que garante uma experiência acústica impecável.
Câmeras de estacionamento dianteira e traseira, o que é essencial pra você não passar vergonha manobrando um carro desses.
O porta-malas é espaçoso para um conversível esportivo, mas o limitador de bagagem que citei é importante lembrar. Sobre a chave, é aquele charme à parte que qualquer entusiasta de Ferrari ama ter no bolso.
A Ferrari Portofino M é a combinação perfeita entre esportividade e luxo. Mesmo descontinuada, ela deixa sua marca como um dos conversíveis mais bonitos e potentes da Ferrari. Se você tiver a sorte (e o bolso!) de encontrar uma unidade por aqui, com certeza será uma compra para a história.
Em breve review em vídeo completo aqui
Onde comprar: encontre esse modelo do review na ZM Motors em Alphavile-SP
Review em video completo: https://www.instagram.com/p/DDuMBoVOFya/