e-sport

Dos e-sports ao poker: a semelhança entre os dois é maior do que você pensa

By  | 

Nos últimos 15 anos, os e-sports e o poker vivenciaram uma ascensão bruta em popularidade e número de fãs. Ambos já estão consolidados mundialmente e a expectativa para o futuro nunca esteve tão em alta. As semelhanças, aliás, vão muito além do que o crescimento evidente dos dois: os jogadores que fazem a transição de um para o outro são a prova disso, assim como a necessidade estratégica para vencer.

Em muitos dos jogos como League of Legends e Counter-Strike, por exemplo, o senso estratégico é fundamental para conseguir se sobressair, e no poker isso não é diferente. Modalidade de diferentes estratégias com variações e combinações de cartas, vencer apenas com a intuição é algo raro no nível profissional.

Assim como nos e-sports, os competidores de poker que vivem da modalidade treinam por horas todos os dias para manter o alto nível. Para o profissional de poker Ryan Fee, um vencedor precisa estabelecer uma meta diária de treino. Segundo ele, isso é fundamental para qualquer esporte e no poker não é diferente.

Na história dos esportes eletrônicos, vários jogadores famosos mudaram para o poker. Um dos casos mais notórios é o de Bertrand Grospellier, também conhecido popularmente como “ElkY”.

 

Um dos primeiros estrangeiros a dominar na Coréia do Sul em StarCraft, ele se mudou para o país asiático em 2001 exclusivamente por causa dos e-sports. Vivendo em Seul, ele se estabeleceu como um dos melhores jogadores do game da época e representou a França em quatro edições diferentes do World Cyber Games (WCG).

O francês deixou um bom legado nos e-sports, e em 2006 abdicou integralmente do StarCraft para focar no poker. Como um dos primeiros a fazer essa transição, ElkY certamente se beneficiou de seus tempos nos videogames. “Há muitas habilidades do StarCraft que podem ser utilizadas no poker. Primeiro, é preciso ter muita disciplina para ser um competir de nível mundial. A força de vontade, a habilidade de jogar sob pressão e força mental também são pré-requisitos em comum”, disse o competidor.

A carreira de ElkY hoje é uma das mais bem-sucedidas do poker. O francês aparece entre um dos mais bem pagos do mundo e tem títulos internacionais que o consagram na elite dessa modalidade.

O sucesso de ElkY tanto nos e-sports quanto no poker inspirou a outros jogadores a seguirem o mesmo caminho, como é o caso de Lim Yo-Hwan. Conhecido nos tempos de StarCraft como “BoxeR”, ele também é um competidor de destaque no poker que fez história nos videogames.

Tido como uma lenda da equipe SKT, Hwan foi um dos pioneiros do sucesso do StarCraft no início dos anos 2000 e passou anos como um jogador de destaque na cena mundial do game. Em 2013, ele começou a se dedicar integralmente ao poker e a transição foi bem produtiva.

 

 

Apesar de não ter o mesmo status de ElkY nas cartas, Hwan é um dos principais competidores da Coréia do Sul e participa de vários torneios de poker na Ásia. “Meu mentor (‘Zerglee’) me mostrou o poker, um esporte da mente, mas que demanda menos do corpo. Eu estava ficando velho (para os e-sports), e resolvi fazer a transição”, afirmou o sul-coreano.

Recentemente, o ucraniano Eugene Katchalov fez a transição inversa e saiu do poker para os e-sports — ele anunciou a decisão oficial ainda neste ano. Com mais de US$ 9 milhões em lucros em competições de poker ao vivo na carreira, o europeu vai administrar uma organização de e-sports chamada QLASH.

Katchalov é mais um que vê bastantes semelhanças entre o poker e os esportes eletrônicos: “Especialmente em termos de competições e psicologia, você pode ver como há a similaridade com o poker.”

As trajetórias de Grospellier, Hwan e Katchalov são apenas alguns dos vários exemplos de competidores de poker que fazem a transição para os e-sports e vice-versa. Com tantos casos de sucesso assim, é normal que essa tendência só aumente para os próximos anos e que esses dois mundos fiquem cada vez mais próximos.

Canal de novidades do League of Legends, faço parte da comunidade de teste do LOL (PBE) então, antes de algo ser lançado no LOL eu testo :D um mês antes ,skins, campeões, mapas, e outros eu testo e faço gameplays e outros videos dessas novidades pro canal :D PBE LOL :D notícias sobre buffs e nerfs, campeões novos, tudo aqui primeiro contato comercial: [email protected]